
Este é um post mais complicado do que o habitual. Uma das razões para tal é a imparcialidade. Como podemos ser imparciais sobre uma sequela de uma personagem que criou um estilo próprio de cinema e que preenche o imaginário de quase todos nós? E como podemos deixar para trás toda a carga emocional que surge mal o genérico arranca, e as notas impossíveis de não reconhecer ressoam pelas colunas da sala de cinema. Por isso leitores, garanto que serei parcial :)
Mas falando num dos filmes mais aguardados dos últimos tempos ... primeiro a história. Aqui, pessoalmente, está uma das grande falhas do filme. Colocar o nosso Indiana em busca de extraterrestres, claramente não parece uma ideia muito inteligente. No entanto Harrison Ford, do alto dos seus 65 aninhos, consegue manter a vitalidade que todos nós conhecemos, fazendo esquecer que já passaram mais de 20 anos desde que interpretou a personagem pela primeira vez. Outra nota positiva para o seu "filho" Le Bouef que tudo indica será o herdeiro da saga para futuros filmes do franchising e para a maléfica Cate Blanchet.
Como pontos negativos, para alem do já referido, indicaria dois. Primeiro a falta de qualidade de alguns dos efeitos especiais (eu sei que já passaram 20 anos, mas não havia necessidade de utilizarem as técnicas dessa altura). O segundo ponto vai para a métrica do filmes que se assemelha em tudo com os outros filmes sem que se inove em absolutamente nada.
Mas mesmo assim acho que é quase obrigatória uma visita ao cinema para voltar a ver uma das mais míticas personagens do cinema dos nossos tempos.
Boas aventuras
Nota: 14 em 20
Link IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0367882/
1 comentário:
Não te podes esquecer que o filme mete aquilo que o Spielberg mais gosta... ET's...
"Oh meus amigos, o artista é um bom artista, não habia nexexidade... Hummm"
Não gostei desse facto. É esticar demasiado a corda, apesar de manter a mesma linha de procura de artefactos mitológicos, aquele final (o 1º final lógico) não convenceu!
Mas acho a tua nota justa.
Enviar um comentário