domingo, 30 de setembro de 2007

Visita às Galerias Romanas de Lisboa


A manhã de hoje foi preenchida com uma visita turística muito especial. Um fim de semana por ano é drenada a agua que se encontra numa estrutura romana que existe de baixo da Rua da Prata, em plena Baixa Lisboeta, para quem a quiser apreciar. O objectivo da estrutura é criar uma base para a construção de edifícios sobre ela, muito á laia do que acontece com as estacarias utilizadas em grande parte da Baixa, com a grande diferença de que as galerias datam de 1 D.C. e as estacas datam da altura da reconstrução da Baixa pós-terramoto.
Depois de uma "curta" espera de 2 horitas (houve pessoas que na véspera tiveram de esperar 5 horas e meia), lá nos aventurámos por um pequeno buraco na estrada, onde volta e meia passavam Eléctricos que quase decepavam as cabeças dos mais distraídos.
Embora breve, a visita foi extraordinária. Ver como uma estrutura tão antiga ainda consegue sobreviver ao passar do tempo, e mantendo toda a sua função...brutal.
Só houve uma coisa que me desiludido ... os eternos "velhos do Restelo" que passaram o dia a fazer comentários infelizes do género "isto devia estar aberto todos os dias" e "deviam abrir mais um buraco para as pessoas poderem sair" ou algo como "é uma vergonha que para ver uma coisa destas se tenha de descer por um buraco no chão". Talvez se essas pessoas se cultivassem um pouco mais, descobrissem que sem a agua que enche esta estrutura, o mais certo era ela ruir...e com ela alguns quarteirões da Baixa. Refilar o português sabe e normalmente sem sequer saber sobre o que refila ... apreciar a cidade mais bela do Mundo infelizmente não.
Bom turismo, cá dentro ou lá fora ;)

Sem comentários: